Parque Estadual Mata do Limoeiro: 7ª Ecofolia

Foto Uel Martins
Por Roneijober Andrade - Texto publicado originalmente na coluna Expressão
do Diário de Itabira de 1º de março de 2020

“Meu coração bate pela Mata” este foi o tema da sétima versão do Ecofolia realizado durante o Carnaval no Parque Estadual Mata do Limoeiro. Os voluntários, estudantes universitários, desenvolveram ações de educação ambiental no Parque e nas comunidades tendo como público alvo os turistas e os moradores locais. Um dos pontos culminantes do evento foi o lançamento da primeira versão impressa da revista “Gigante Verde”.
Foto Uel Martins
O projeto cresce a cada ano e tem o apoio de diversas entidades, moradores do entorno, autoridades governamentais, de ensino de nível superior, pesquisadores, grupos de comunicação, entidades comerciais e empresariais e atores de diversos segmentos locais. Entre as atividades realizadas estão: palestras; roda de conversa com moradores locais; caminhada noturna; apresentação teatral e musical, Trilha dos Sentidos; plantio de mudas; dinâmicas e entretenimentos; homenagens a moradores locais envolvidos com a proteção do Parque; atividade de conscientização e educação ambiental e trilhas.
Um dos pontos de destaque do nosso evento foi o lançamento da Revista Gigante Verde, que pela primeira vez foi impressa e com o objetivo de divulgação das ações do Parque. “Toda equipe se orgulha desta edição e estamos muito felizes por ela. Temos a certeza que esta revista levará informação às comunidades locais e o nome do Parque, de Ipoema e de Itabira a muitos lugares do Brasil e até do exterior”.
Foto Roneijober Andrade
Alex Amaral, gestor do parque, destaca: “Acreditamos que a realização de ações de Educação Ambiental como um processo responsável por formar indivíduos preocupados com os problemas ambientais, que busquem a conservação e preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade. O Ecofolia, através do Parque, tem um poder transformador na vida dos participantes, de conexão e fortalecimento dos laços com a unidade de conservação. Nosso coração esta batendo mais forte pela mata após este Ecofolia. Que venha a oitava edição”, finaliza.
Foto Roneijober Andrade
Foto Alex Amaral
Para a paulista Janaína Fonseca, pela terceira vez no Ecofolia, este evento é impar. “Fui a primeira vez em 2018, não conhecia praticamente ninguém, e estava ansiosa com o projeto. A cada ano ele é melhor do que o anterior! É uma experiência única com a natureza, com a comunidade em torno do parque, com os funcionários e participantes. São 5 dias sem internet, mas a conexão que a gente faz lá, não tem Wi-Fi no mundo que conecta isso!”, conta Janaína.
As ações da sétima edição do projeto Ecofolia aproximaram mais o Parque das comunidades do entorno promovendo o fortalecimento das relações em benefício da inclusão, de termos uma Unidade de Conservação para todos e da proteção a biodiversidade. A presença dos estudantes durante os dias contribui para a formação de um grupo diversificado, de várias instituições de ensino de todo país e isso favorece a divulgação da Mata do Limoeiro, e ajuda a crescer a corrente do voluntariado nos outros projetos realizados pelo Parque durante o ano.
O Projeto Ecofolia é realizado pelo Instituto Estadual de Florestas, órgão gestor do Parque Estadual Mata do Limoeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas