Pró-turismo: ação voluntária na Gruta Raízes do Campo

Por Roneijober Andrade - Publicada também na coluna 
Expressão do Diário de Itabira de 16-2-2020
O sábado, 8 de fevereiro foi marcado por uma boa transformação na Gruta Raízes do Campo, na comunidade de São José do Turvo. Um grupo de voluntários foi até lá ajudar a dar o pontapé inicial para que Neli Gonçalves e seu marido Anísio Oliveira começassem a realizar o sonho de viver da  propriedade que possuem trabalhando com turismo. No terreno deles além da gruta há uma mata com trilha que leva a um mirante com uma bela vista para parte da cadeia montanhosa do Espinhaço. Considerada quase uma cordilheira o Espinhaço começa em Ouro Branco (MG) e termina em Xique-Xique (BA).
A ação foi idealizada por Roneijober Andrade e os trabalhos coordenados por ele em companhia de Vanderlei Mamutt e Anísio. Amigos de Itabira, do Turvo, de Ipoema, da Serra dos Alves e voluntários do grupo de rapel Clube dos 12, de Belo Horizonte, marcaram presença. Entre os trabalhos realizados está melhorias na trilha, instalação de corrimão, sinalização, movimentação de pedras para melhora a segurança dentro da gruta. O grupo Clube dos 12 doou mais de 100 metros de corda de rapel que propiciou dotar quase toda extensão da trilha da casa até a gruta com corrimão. Na hora do almoço teve até música ao vivo com o sanfoneiro, José Vitor de Souza.
Uma outra ação solidária será realizada, em breve, para melhorar a trilha até o mirante e colocar pinos nas rochas visando dotar o local com estrutura para a prática de esportes de aventura como rapel e escalada.
Participaram desta ação pró-turismo em Ipoema: Alex Soares, Alessandro Cassimiro, Augusta Antônia de Assis, Margarida Pires, Denize Carvalho, Pedro Carvalho, José Vitor, Dimas Pires Lage, Rick Azevedo, Dennis Braga Filho, Joice Cassimiro, Marcelino Silva, Mônica Souza, Roneijober Andrade, Vanderlei Mamutt, Selma Simões, Venerando Gonçalves Júnior e Geraldo Silva Soares além, é claro, de Neli e Anísio. Agradecemos também o Restaurante do Paulinho que contribuiu doando água mineral para os voluntários.


Comentários

  1. Bom dia Roneijober, muito bacana sua iniciativa , parabéns, porém devo fazer uma ressalva, quando se lida com cavidades naturais normalmente se faz contato com grupos de espeleogia ou consultorias em espeleologia, pois o ambiente cavernicola em muitos casos não aceita erros. As cavernas são ambientes bastante complexos, pode nos colocar em situações de alto risco físico ou biológico. Portanto minha sugestão é que faça contato com especialistas! Um forte abraço...Marcelo Bastos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas