Reflexões sobre o turismo em Ipoema

Por Roneijober Andrade
Ipoema hoje: o turismo cresce para se tornar a atividade econômica número um deste distrito itabirano
Inicio aqui uma série de artigos para exteriorizar o que penso sobre o turismo em Ipoema e região. Temos um enorme potencial turístico, crescemos muito nos últimos anos, mas, ainda temos muito a realizar para que sejamos de fato um destino turístico. Para isso temos que sonhar grande e trabalhar unidos para o sucesso de todos.

Introdução

Quando descobri que minha missão de vida era trabalhar em prol do desenvolvimento do turismo na nossa região, acabou a inquietude que estava abafada em meu peito e começou a inquietude em começar realizar. Minha primeira ação foi fazer em 2003 o guia turístico impresso: Minas é Mais enfocando Ipoema, Senhora do Carmo e Bom Jesus do Amparo. Trabalho realizado em três mãos, além da minha a de Valério Adélio e de Marcos Caldeira Mendonça (jornal O Trem), na sequência a realização de expedições fotográficas na região. Depois foi a criação da segunda pousada de Ipoema com foco no turismo: a Tropeiro Real. Paralelo a isso escrevia textos enfocando o potencial turístico de Ipoema e região na revista DeFato e depois nos jornais Cometa e no Diário de Itabira. Até hoje sou responsável por uma página aos domingos no Diário de Itabira, a coluna Expressão. Ou seja já escrevi centenas de páginas valorizando nossa região.
2004: segunda Expedição Fotográfica Itabira Naturalmente Poética criada para divulgar belezas naturais dos distritos
Meu trabalho como fotógrafo também ajuda a divulgar nossas belezas naturais e culturais. Elas estão presentes em sites, revistas, livros, cartões postais, guias, jornais e decorando ambientes comerciais. Já lancei dois livros: "Ruralidades - Um retrato do torrão rural itabirano" e "Suor Sagrado - Ações de fé em prol da cultura no Morro Redondo". Outro trabalho que idealizei e viabilizei foram as obras de revitalização do Morro Redondo que pode ser vista com detalhes no blog: http://abraceomorroredondo.blogspot.com/. Para não delongar com meu currículo já que o objetivo não é fazer propaganda de mim, e sim mostrar que tenho conhecimento de causa; quero finalizar dizendo que atualmente sou proprietário da Pousada Ipoema.

Hora de diversificar atrativos

 Adventure Sports Fair é a maior feira de esportes e turismo de aventura da América Latina, foto do Morro Redondo em destaque no estande de Minas Gerais

No que tange ao desenvolvimento do nosso turismo, atualmente busco criar um novo roteiro turístico em Ipoema, desta vez, visando levar os turistas a "esquecida" comunidade de São José do Turvo. Mas, precisamos de mais e mais atrativos com objetivo de segurar os turistas aqui mais tempo ou de fazer eles voltarem. Dar oportunidade que eles tenham o que ver mesmo se estiver chovendo e não for possível visitar nossos atrativos turísticos naturais. Por isso, é importantíssimo o Museu da Pharmacia, mantido com a garra de Tomás Aquino Silveira e os museus que o ipoemense, Reinaldo Vieira está pretendendo criar. 
Precisamos de mais atrativos grandes como se tornou o Museu do Tropeiro, o Morro Redondo, Parque Estadual Mata do Limoeiro e, é claro a Estrada Real. Nessa linha, um sonho, que nutro há anos, cuja ideia partiu do ex-vereador, Raimundo Afonso é a criação do "Espaço Elke Maravilha", por ser Ipoema o primeiro lugar que ela morou no Brasil. "Eu nasci brasileira aqui, em Ipoema", como afirmou essa multi artista durante entrevista.

Elke Maravilha bem à vontade na praça de Ipoema durante o Festival de Cinema, CineIpoema 2010
Tentamos viabilizar isso quando ela estava viva, mas, devido sua simplicidade, ser meio adversa a homenagens. Agora, após ao seu falecimento, é o momento de criar o Instituto Elke Maravilha e um memorial, temos o aval de irmãos da artista e, se tiver união de lideranças ipoemenses conseguiremos mais essa e conquista para Ipoema.
Já ouvi, mais de uma vez, um questionamento se o Memorial Elke Maravilha não iria concorrer com o Museu do Tropeiro. Me desculpem a franqueza os que pensam assim. Mas isso é ignorância, é ideia de quem pensa pequeno, que tem visão limitada. Seria o mesmo que dizer que só deveríamos ter a cachoeira Alta, que as outras concorreriam com ela. Dizer que Las Vegas só deveria ter o primeiro cassino que lá criaram no meio do deserto. Ou voltando para nosso estado, que o vilarejo Vitoriano Veloso, mais conhecido como Bichinho, conhecido centro de produção de artesanato em Prado, só deveria ter a Oficina de Agosto como atelier de arte. Como disse no início deste texto temos que sonhar grande e trabalhar unidos para o sucesso de todos.
Continua...


Comentários

  1. Parabéns Roneijober pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Roneijober por criar este blog cujo layout ficou show. Será de grande importância sim para divulgar todo o potencial turístico de nossa Ipoema.
    Obrigada Roneijober por nos dar a oportunidade de ter acesso a um blog assim tão bem elaborado...
    Te desejo sucesso sempre!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas