Efervescência cultural e turística em Ipoema


Programa Caminho de Mesa, da Rede Minas, no restaurante rural Cantinho da Serra

Texto e fotos por Roneijober Andrade

Publicado na coluna Expressão, do Diário de Itabira, de 26-1-2020



A pacata Ipoema ficou movimentada na semana passada, redes de televisão durante a semana e, no final de semana, pelo menos, quatro eventos. Na terça-feira, 14 de janeiro uma equipe do programa “Caminho da Mesa” que será exibido na Rede Minas esteve no distrito para gravar reportagens sobre a banana na culinária. Na quinta e na sexta-feira foi a vez da Rede Globo Minas com flashes ao vivo nos telejornais com o quadro “Partiu Verão”, valorizando o turismo em Ipoema. No sábado, dia 18, o distrito contou pelo menos com três eventos: Feira de Artesanato e Gastronomia de Ipoema, reabertura do Museu do Tropeiro e o encontro de rock do Ruído dos Itabirutas. Para fechar, no domingo teve a tradicional Festa de São Sebastião com procissão de cavaleiros.

A Feira de Artesanato e Gastronomia vem batendo recorde de público a cada realização

A Feira de Artesanato e Gastronomia realizada nas dependências da Pousada Quadrado movimentou toda a parte do dia. A feira é importante no fomento da cultura e da produção artesanal rural e cresce a cada realização rendendo cada vez mais elogios. A atração musical desta vez foi a dupla Dan e Duca no repertório Música Popular Brasileira e samba. A realização é dos integrantes do projeto Turismo Inteligente em Ipoema, do Sebrae com apoio da Associação Cultural e Turística de Ipoema (Asculti).

Depois de oito meses em obras o Museu do Tropeiro foi reaberto para visitação

No findar do dia o movimento foi a reabertura do Museu do Tropeiro após oito meses fechado para reforma. O evento contou com a presença do prefeito Ronaldo Magalhães, do deputado estadual, Tito Torres entre outros políticos. Após a solenidade teve uma Roda de Viola com apresentação das Lavadeiras de Ipoema, Estaladores de Chicote, da trovadora Laura Duarte e shows de Quincas da Viola e da dupla Zalico e Zalinho.

Banda Jack no Bico foi a atração do encontro de roqueiros: Ruído dos Itabirutas

Enquanto a viola chorava em frente o Museu do Tropeiro a guitarra gritava na Pousada Tropeiro Real. Era o encontro dos precursores do heavy metal itabirano, evento batizado de Ruído dos Itabirutas, que acontece no distrito desde 2012. Entre os organizadores Marcon Roubert, que, todos os anos, faz questão de sair de Feira de Santana (Bahia) para confraternizar com os amigos da adolescência. O evento contou com show da banda Jack no Bico, que nasceu durante a realização de um destes encontros. Participou também Túlio Torres que foi vocalista da primeira banda de heavy metal itabirana: o Apóliom.

Os precursores do rock pesado de Itabira, mais uma vez, se reúnem em Ipoema

Comentários

Postagens mais visitadas